Rua de Luanda, 978 - Bloco 3 RC / C 2775-233 Parede
910 352 325 / 910 351 445
apoioaocliente@bycaring.pt
Alvará da Entidade Reguladora da Saúde nº E 137 542

CUIDAMOS 
COM AFETO

EQUIPA

Os cuidados de saúde domiciliários podem ser definidos como o conjunto de atividades de prevenção, promoção, restabelecimento ou manutenção da saúde, bem como de diagnóstico, tratamento/terapêutica e reabilitação, através de um conjunto de recursos destinados a prestar cuidados de saúde, a pessoas doentes ou inválidas, no seu domicílio, em lares ou instituições. 
Fonte: Portaria n.º 132/2009 de 30 de janeiro

CUIDADOS MÉDICOS

São prestados por especialistas de medicina geral e familiar, sendo médicos personalizados, responsáveis principalmente pela prestação de cuidados abrangentes e continuados a todos os indivíduos que os procuram, independentemente da idade, sexo ou afeção. Prestam cuidados a indivíduos no contexto familiar, comunitário e cultural dos mesmos, respeitando sempre a sua autonomia. Reconhecem ter também uma responsabilidade profissional pela sua comunidade. Ao negociarem os planos de ação com os seus doentes, integram fatores físicos, psicológicos, sociais, culturais e existenciais, recorrendo ao conhecimento e à confiança resultantes dos contactos repetidos. Os médicos de família desempenham o seu papel profissional promovendo a saúde, prevenindo a doença e prestando cuidados curativos, de acompanhamento e paliativos. Fazem-no quer diretamente, quer através dos serviços de outros, consoante as necessidades de saúde e os recursos disponíveis na comunidade que servem, auxiliando o doente, sempre que necessário, no acesso a esses serviços. Responsabilizam-se ainda pelo desenvolvimento e manutenção das suas aptidões, valores e equilíbrio pessoais, como base para a prestação de cuidados efetivos e seguros.
Fonte: WONCA Europa, 2002.

Perante um doente com vários problemas clínicos (por exemplo, cardíacos, pulmonares, renais, cerebrais e metabólicos), mais do que o somatório entre cardiologista, pneumologista, nefrologista, neurologista e endocrinologista, o internista é o médico do doente, que compreende todos esses problemas e a sua inter-relação e que está em melhores condições de ver o todo, de definir prioridades e de, em conjunto com o doente, definir o plano de actuação mais adequado e mais eficiente.
Fonte: Sociedade Portuguesa de Medicina Interna. http://www.spmi.pt/o-que-e-a-medicina-interna/. Acedido em 30-10-2017.

A by Caring disponibiliza cuidados médicos por intermédio de médicos internos ou especialistas de medicina interna ou medicina geral e familiar, inscritos na Ordem dos Médicos.

CUIDADOS DE ENFERMAGEM

Cuidados de enfermagem são as intervenções autónomas ou interdependentes a realizar pelo enfermeiro no âmbito das suas qualificações profissionais.
O Enfermeiro é o profissional habilitado com um curso de Enfermagem legalmente reconhecido, a quem foi atribuído um título profissional que lhe reconhece competência científica, técnica e humana para a prestação de cuidados de Enfermagem gerais ao indivíduo, família, grupos e comunidade, aos níveis da prevenção primária, secundária e terciária.
Fonte: Decreto-Lei n.º 161/96, de 4 de setembro, na sua redação atual. 

A by Caring disponibiliza cuidados de enfermagem por intermédio de enfermeiros inscritos na Ordem dos Enfermeiros.

CUIDADOS FARMACÊUTICOS

Cuidados farmacêuticos são um estilo de prática associado à intervenção do farmacêutico, em que o doente é o beneficiário principal desta intervenção. Integram as atitudes, comportamentos, compromissos, cuidados, ética, funções, conhecimentos, responsabilidades e aptidões do farmacêutico relacionados com a terapêutica medicamentosa, com o objetivo de contribuir para resultados terapêuticos que proporcionem ao doente saúde e qualidade de vida.
Fonte: 1. Hepler, CD, Strand LM. Opportunities and responsibilities in pharmaceutical care. Am J. Hosp Pharm, 1990; 47: 533-543; Commission to Implement Change in Pharmaceutical Education. A position paper Entry-level Education in Pharmacy: A Commitment to Change. American Association of Colleges of Pharmacy News. Special Report. Alexandria VA 1991.

No âmbito da utilização racional do medicamento e dos dispositivos médicos, o doente dispõe de um profissional que o ajuda a organizar os medicamentos prescritos tendo em conta a dose, o intervalo de administração e a duração da terapêutica preconizados. Contribui também para a adesão à terapêutica, informa sobre os procedimentos de administração relacionados com os dispositivos médicos, bem como identifica as condições ideais para o armazenamento dos medicamentos e dispositivos médicos, considerando o prazo de validade e tendo em conta a exposição à luz, a temperatura e a humidade atmosférica. Contribui ainda para a vigilância da terapêutica, particularmente em doentes polimedicados, bem como para a utilização segura de medicamentos, sujeitos e não sujeitos a receita médica.

A by Caring disponibiliza cuidados farmacêuticos por intermédio de farmacêuticos inscritos na Ordem dos Farmacêuticos.

CUIDADOS DE FISIOTERAPIA

O apoio proporcionado pelos fisioterapeutas, centra-se na análise e avaliação do movimento e da postura, baseadas na estrutura e função do corpo, utilizando modalidades educativas e terapêuticas especificas, com base, essencialmente, no movimento, nas terapias manipulativas e em meios físicos e naturais, com a finalidade de promoção da saúde e prevenção da doença, da deficiência, de incapacidade e da inadaptação e de tratar, habilitar ou reabilitar indivíduos com disfunções de natureza física, mental, de desenvolvimento ou outras, incluindo a dor, com o objetivo de os ajudar a atingir a máxima funcionalidade e qualidade de vida.
Fonte: Decreto Lei nº 261/93, de 24 de julho. 

A by Caring disponibiliza cuidados de fisioterapia por intermédio de fisioterapeutas acreditados pelo Ministério da Saúde.

ASSISTENTES SOCIAIS E PSICÓLOGOS

A assistência ao cuidador, ao doente ou sua família, na gestão da situação de incapacidade, pode contribuir para o bem-estar e a qualidade do processo de recuperação do doente. Este apoio é proporcionado por profissionais experientes com competências específicas para responder aos problemas e necessidades no âmbito psicossocial. Contribui também para envolver e orientar doentes e suas famílias no apoio à gestão da doença, no autoconhecimento e na procura dos recursos adequados às suas necessidades atuais.

O apoio psicológico também facilita a compreensão e resolução de problemas em diferentes vertentes do comportamento humano, especialmente os que resultam de conflitos associados à situação de doença.

A by Caring disponibiliza apoio psicossocial por intermédio de assistentes sociais e psicólogos acreditados pelo Ministério da Saúde ou pela Ordem dos Psicólogos.

TERAPEUTA DA FALA

O Terapeuta da Fala é o profissional responsável pela prevenção, avaliação, intervenção e estudo científico das perturbações da comunicação humana, englobando não só todas as funções associadas à compreensão e expressão da linguagem oral e escrita mas também outras formas de comunicação não verbal.
O Terapeuta da Fala intervém, ainda, ao nível da deglutição (passagem segura de alimentos e bebidas através da orofaringe de forma a garantir uma nutrição adequada).
O Terapeuta da Fala avalia e intervém em indivíduos de todas as idades, desde recém-nascidos a idosos, tendo por objetivo geral otimizar as capacidades de comunicação e/ou deglutição do indivíduo, melhorando, assim, a sua qualidade de vida.
Fonte: American Speech-Language-Hearing Association, 2007.

A by Caring disponibiliza apoio na Terapia da Fala por intermédio de profissionais credenciados.

NUTRICIONISTA

O Nutricionista é o profissional de saúde que desenvolve funções de estudo, orientação e vigilância da alimentação e nutrição, quanto à sua adequação, qualidade e segurança, em indivíduos ou grupos, na comunidade ou em instituições, incluindo a avaliação do estado nutricional, tendo por objectivo a promoção da saúde e do bem-estar e a prevenção e tratamento da doença, de acordo com as respectivas regras científicas e técnicas.
Fonte: Associação Portuguesa de Nutrição, 2019.

A by Caring disponibiliza apoio de Nutrição por intermédio de profissionais credenciados.

ESTETICISTA

A esteticista disponibiliza cuidados de beleza do rosto, mãos, unhas, pés e cabelo.

A by Caring disponibiliza assistência em cuidados de estética por intermédio de profissionais credenciados.

ASSISTENTE OPERACIONAL

A assistente operacional disponibiliza o apoio necessário aos cuidados de higiene favorecendo o conforto e autoestima do doente, contribuindo para promover a saúde.
Os cuidados de higiene incluem o apoio no duche diário ou a lavagem integral no leito, a limpeza do rosto, o cuidado com o cabelo e quando aplicável com a barba, com a boca e dentes, bem como com as mãos e unhas.

Em presença de incapacidade são adequados e adaptados ao grau de funcionalidade de cada doente.
A by Caring assegura os cuidados de higiene, bem como a atenção e o apoio na preparação diária da apresentação do doente.

A by Caring disponibiliza a assistência em cuidados de higiene e conforto, por intermédio de profissionais credenciados.

FORMAÇÃO DO CUIDADOR

O conhecimento do processo de incapacidade e da sua evolução bem como conceitos nucleares de educação para a saúde, devem ser familiares ao cuidador.
Esta informação contribui para que possa intervir junto do doente, de forma adequada, eficaz e com qualidade.
Para tal disponibilizamos planos de formação a cuidadores informais – os familiares e amigos que acompanham os doentes. Tendo em conta que os doentes podem apresentar diversos perfis de incapacidade, gravidade e subsequentemente diversos tempos de recuperação, desenvolveram-se três planos de formação para serem apresentados no domicílio, contribuindo para esclarecer as dúvidas dos cuidadores e promover a qualidade no acompanhamento dos doentes.
A informação proporcionada reveste-se de utilidade prática. Os meios audiovisuais complementam e consolidam a formação e ficam disponíveis para consulta, facilitando e promovendo a eficácia do apoio prestado pelos cuidadores.

A by Caring disponibiliza planos de formação por intermédio de enfermeiros acreditados pela Ordem dos Enfermeiros.

A by Caring proporciona cuidados médicos, cuidados de enfermagem, fisioterapia, cuidados farmacêuticos, apoio psicossocial e cuidados de higiene, de acordo com o plano contratualizado com o doente e seu cuidador.

Centra a sua atividade no doente e define um plano personalizado de recuperação, para que os cuidados prestados ao doente estejam sempre alinhados com o estado e as necessidades que este apresenta.

A byCaring reconhece que os cuidadores nem sempre se encontram confiantes para acompanhar os doentes, pelo que disponibiliza um plano de formação à sua medida, que pretende esclarecer as dúvidas e disponibilizar informação sobre as boas práticas relacionadas com a mobilidade, higiene, medicação, alimentação e posicionamentos, etc.


Todos os profissionais de saúde são credenciados pelas respetivas Ordens Profissionais ou pelo Ministério da Saúde.