Rua do Lobito, lote 150 - 2º Dto 2775 - 227 Parede
910 352 325 / 910 351 445
apoioaocliente@bycaring.pt
Alvará da Entidade Reguladora da Saúde nº E 137 542

Os Cuidados Continuados efetivos exigem troca de informação entre todos os envolvidos no processo terapêutico

Cuidados Continuados Integrados Domiciliários

Para que os Cuidados Continuados sejam efetivos é fundamental a troca de informação entre todos os envolvidos no processo terapêutico, o que pressupõe a necessidade de instrumentos de reunião e transmissão de informação que atravessem as barreiras profissionais e abranjam as diferentes perspetivas de todos os envolvidos no processo de prestação de cuidados de saúde, o que é especialmente importante numa rede em que os utentes podem transitar entre tipologias.
A OMS desenvolveu duas classificações principais: a classificação internacional de doença (CID) e a classificação internacional de funcionalidade, incapacidade e saúde (CIF).
A necessidade de complementaridade da CID e da CIF surge do facto de uma ser centrada nas causas da doença e outra na saúde da pessoa.
Por esta via é criada uma referência conceptual para descrição da saúde e dos estados relacionados com a saúde. Assim pode-se valorizar não só o diagnóstico clínico como o desempenho e a participação do doente, mas também valorizar a interação dos fatores contextuais na sua vida.

Reis F et al. Contributo para a classificação da funcionalidade dos utentes da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados segundo a Classificação Internacional de Funcionalidade. Rev Port Saúde Pública 2015:33(1): 84-97.

Consulte a equipa ByCaring
Cuidados Continuados Domiciliários
Conte connosco. Porque sabemos cuidar
910 352 325

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *